sábado, 17 de novembro de 2012

Le Tigre - Ao Vivo na Suécia

O Le Tigre é uma banda eletropoppunk formanda em 1998. Com elxs veio a possibilidade de dançar dancinha do robô ouvindo letras com temática feminista - ora homenageando mulheres (que comumente não são celebradas na história ou na arte), ora falando sobre visibilidade lésbica - e outras políticas. Além, claro, de letras sobre corações partidos e experiências chatas.

Foto retirada do Fuck Yeah Le Tigre

O fato é que a banda (aka: Kathleen Hanna (Bikini Kill), Johanna Fateman e JD Samson) foi inteligentíssima ao unir duas  coisas ótimas - e que algumas pessoas adoram falar que não combinam - política e bagunça, e ritmo que da para dançar, e mais uma vez, imitar robôs.

Essa é a dancinha de quem concorda que letras políticas e ritmo dançante não se excluem!
Ou: feminista também sabe dançar :o
Elas tem alguns discos lançados: Le Tigre - Le Tigre, de 1999, o Feminist Sweepstakes de 2001, o EP From the desk of Mr Lady  e o This Island de 2004. Para mais detalhes sobre a discografia confira aqui. Recentemente foi lançado o documentário "Who Took the Bomp?" Le Tigre on Tour em DVD, que seguiu a banda em sua tour internacional em 2004/05, e foi dirigido por Kerthy Fix.
O documentário é como um sonho bom, e é demais ouvi-lxs falando sobre as letras e demonstrando que acreditam e praticam a política feminista de que falam. É tudo real, não há personagens. Para fazer isso uns bons pares de sinapses neurônios tem que estar funcionando, e bem.

Le Tigre - TKO



O fato é que a banda está em um hiato (pelo menos é o que gosto de pensar, o que me da esperança que um dia posso ainda ver um show ao vivo), e, pensando nisso, resolvi upar um áudio de um show na Suécia, em 2002. O áudio tá ótimo, lindo, e é coisa boa. Tem a animação de um show, com elas conversando com o público e Kathleen Hanna perguntando quem faz fanzines. Altamente recomendável!

Le Tigre - Live At Sweden - 2002 - Download 

Nenhum comentário: