sexta-feira, 3 de maio de 2013

Há 13 anos o álbum "All Hands On The Bad One", do Sleater Kinney era lançado

"All Hands" é o quinto álbum de estúdio da banda e foi lançado dia 2 de maio de 2000, pela Kill Rock Stars


Talvez esse seja um dos discos mais famosos do Sleater Kinney. Foi, sem dúvida, o que mais ouvi, e o que me apresentou - e me ensinou - a ouvir a banda em suas diversas fases. Clássicos como "Ballad of a Ladyman", "Youth Decay", "You're No Rockn'Roll Fun", "1# Must Have" e "Male Model" são desse álbum.  


Uma das características marcantes do álbum é a letra de "Ballad of a Ladyman", que fala sobre ser uma mulher fazendo música em uma indústria/cena majoritariamente dominada por caras. E como estar nessa posição faz com que as mulheres - e aqui entendo que não somente o trio, mas várias outras também - tenham que regularmente provar que podem estar ali, passar por testes, ouvir comentários jocosos de caras que só sabem reproduzir o machismo. Essa característica não está presente somente nessa letra, ela se espalha por outras e mostra que, mesmo com seis anos de banda, elas continuavam passando por essas experiências. O patriarcado não dá um tempo. 

Inclusive, o termo "Ladyman" da letra é inspirado em uma experiência delas. Elas estavam hospedadas no chalé 216, antes de algum festival. E, segundo Corin, "alguém deixou um recado dizendo 'Chalé 216: ladyman - sim!". Foi engraçado na época, mas ao mesmo tempo nós fomos nomeadas como diferentes, como se quisessem dizer 'Vocês não são como o resto das outras garotas daqui'. Nós ainda deixamos as pessoas desconfortáveis".

Não é a primeira vez e nem vai ser a última que mulheres são chamadas de "ladymen" ou de "mina macho". Eu já fui, amigas minhas também e as outras garotas antipáticas e que despertam o desconforto das pessoas também serão. E não vai ser só uma vez. É a forma que eles encontram de dizer que aquele espaço não é nosso. Pffffff. 

A famosa! Foto por PopTurf
Além de reapropriar o "ladymen" a inteligência/bom humor delas vai além, e elas debocham dos caras no hit do disco. Não só debocham, mas debocham fazendo dançar. Em "You're No Rockn'Roll Fun" elas dizem "the tortured-genius, indie-boy rock icon". Para mim isso é sobre o "drama" dos músicos, em seu caminho de artista, em busca de ter uma banda foda. Foda o suficiente que os tornem queridinhos de alguém para que possam ($) dar os roles que eles tanto curtem, e para se tornarem "ícone" de alguma coisa. Enfim, uma grande massagem de ego que acaba se tornando a viagem/esporte preferido de alguns caras. 

É também  do "All Hands" a belíssima "Leave You Behind", break up song que te faz esquecer do coração partido. Até hoje não vi nenhum vídeo delas tocando essa música ao vivo. Se de fato elas não tocavam, não sei, mas se elas não tocavam mesmo eu gostaria de saber a história por trás dessa decisão. E se você já viu algum vídeo delas tocando essa canção, compartilha com a gente!

A lentinha e "chorante" (como diria o Marcelo) "The Swimmer" também é desse álbum. As músicas desse disco são energéticas, são punks, são rockn'roll fun e tem uma urgência. O casamento das guitarras de Carrie e Corin é perfeito, a voz da Carrie é o quarto instrumento e Janet é apenas Janet, ou seja, perfeita. 


Já a capa do disco rende uma história a parte. O que diz a lenda? Que a foto da capa - que tem alguém sendo carregado em uma maca - é Corin Tucker, sendo carregada após um show porque se meteu em alguma briga. Em uma entrevista do ano passado Corin diz: "Oh man (risadas). Eu gostaria de poder dizer que é verdade porque essa é uma história incrível. Mas é uma foto que nós encontramos. Mas essa história é muito boa".

Queria ter tido mais tempo para fazer esse post. Mas, se me desse mais tempo iria correr o risco do tempo passar, me perder e demorar muito para postar. Então fica esse post de improviso, mas de coração. E vocês sabem qual é a melhor forma de comemorar o aniversário do disco né? Okey! Então vamos todas ouvir alto, sozinhas ou com as amigas, começar uma banda ou apenas dar graças as deusas pelo Riot Grrrl ter acontecido. 


Tracklist 

01. Ballad of a Ladyman

02. Ironclad
03. All Hands On The Bad One
04. Youth Decay
05. You’re No Rock N’ Roll Fun
06. #1 Must Have
07. Professional
08. Was it a Lie?
09. Male Model
10 Leave You Behind
11. Milkshake N’ Honey
12. Pompeii
13. Swimmer

Ouça online e compre o disco

Download - All Hands On The Bad One - Link1 

Nenhum comentário: