quarta-feira, 11 de setembro de 2013

As baleias e as lobas do zine Artemis

Publicação independente tem como tema a representação de animais e é feito somente por mulheres

Fotos por Carla Duarte

Artemis #1

Fotografias, desenhos com os mais diversos traços e colagens dão vida a representação de animais no fanzine independente Artemis. O projeto surgiu em abril de 2013, e a publicação é feita de forma colaborativa onde só participam mulheres. A organização e edição do zine é de Katzen Minze, que com ajuda de amigas monta manualmente diversas unidades do zine que parece uma folha A7 dobrada.



A segunda edição do Artemis foi disponibilizada online hoje, e tem como tema a Balaenoptera, também conhecida como baleia (que não é a de Graciliano Ramos). Eu li online e amei, mas ainda não tenho a minha cópia de papel, por isso esse post é ilustrado com fotos que tirei da primeira edição do zine.

O zine é feito em um grupo no facebook, onde as participantes votam no tema do zine. Especificamente, qual espécie animal estampará a nova edição. A primeira edição teve como tema as Lobas (Canis Lupus), e 22 mulheres enviaram seus trabalhos. A capa dele é um azul bem escuro, de um lado tem uma lua estampada em dourado, e na contra capa, um lobo.





O espaço "feminino e selvagem", segundo a editora foi criado para que mais mulheres sintam-se incentivadas a produzir artisticamente e a se autopublicarem. "Esperamos que este espaço seja terreno fértil para explorarmos as interesecções e disparidades entre a condição feminina e a animal; também para refletirmos a maneira como concebemos e praticamos as nossas relações interespécies". 


Desenho: Negamburguer

A boa notícia é que além de ver as fotos da #1 da publicação é também possível ler o zine online. A cada nova edição há o lançamento, normalmente em Brasília, cidade em que Katzen vive. Quer participar? Procure o grupo zineartemis e espere a inspiração chegar. O zine é enviado pelo correio por módicos $5 reais, quem quiser manda email para: gabi.love6@gmail.com. Vai perder?

Nenhum comentário: