terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pesquisa aponta que de 7.762 mulheres, 99,6% delas já foram assediadas em locais públicos

Com 17 perguntas, estudo traça um pequeno panorama sobre o assédio disfarçado de cantada


Por Gabrieça Shigihara - Ilustração faz parte da campanha "Chega de Fiu Fiu"

Foi divulgado ontem o resultado da pesquisa sobre assédio sexual em locais públicos lançado pelo site Think Olga. O estudo faz parte da campanha "Chega de Fiu Fiu" que visa discutir e combater esse tipo de assédio. 17 perguntas foram feitas, além de ter sido solicitado na última questão que as participantes contassem algum caso de assédio que tenham sofrido. A pesquisa foi elaborada pela jornalista Karin Hueck. 

7.762 mulheres participaram, e os resultados não são tão surpreendentes para quem é mulher. O grande local campeão do assédio é a rua. 98% das mulheres já sofreram assédio nela. Em seguida, 80% já foram abordadas em shoppings, cinemas, 77% na balada, 64 % no transporte público e 33% no trabalho.

"Mulheres deveriam se sentir lisonjeadas quando são chamadas de gatinhas"
Oh sim, sentir se insegura, é tão maravilhoso! Eu amo assédio!" Fonte

Contrariando a mitologia dos homens - aquela que diz que as mulheres gostam de ser abordadas por desconhecidos na rua - 83% das mulheres acham que ouvir cantada não é algo legal. 81% delas já deixou de fazer alguma coisa com medo do que poderia acontecer. Mas, deixar de fazer o que, exatamente? Ir a algum lugar, passar em frente de uma obra, passar por alguma rua e a lista segue, segue e segue. 

5.627 mulheres que já viveram esse tipo de  coisa afirmaram que não responde aos assédios. O motivo? Para a surpresa de ninguém a esmagadora maioria responder que não respondeu por sentir medo. Medo do que aconteceria, porque por mais que seja ruim ouvir "deixa eu jogar um leitinho aí" muito pior é ser tocada e violentada. Apesar disso, 27% das mulheres, 2.110 delas, já responderam ao assédio xingando o homem. Veja aqui o resultado completo da pesquisa.

Um exemplo de crítica que trata o assunto de forma irônica é a tirinha da ilustradora Kendra (Nova Iorque)




O que fazer?


A cultura do estupro e da cantada existe. Viver isso nos modifica dia-a-dia, e sabemos que isso não vai mudar tão cedo, pelo menos não enquanto estivermos por aqui. Mas apenas assistir tudo não é o suficiente para algumas, pensando nisso organizei aqui alguns projetos e ideias de como combater e discutir o assunto.

Recentemente postamos no blog o trabalho de Tatyana Fazlalizadeh, artista que espalha pelo Brooklyn (Nova Iorque) cartazes com o retrato e uma frase que alguma mulher já sofreu de assédio sexual. O projeto Cantadas de Rua, que é uma página no facebook, reúne histórias diversas sobre assédio.
Um exemplo de se evitar o problema, e que gera sempre discussões, são os vagões nos trens apenas para mulheres. Acredito que mesmo isso não educando os homens cria um momento de paz para as mulheres quando elas podem apenas tomar o metro sem serem abordadas por desconhecidos. 
Até mesmo a revista Época publicou uma reportagem sobre o assunto.

A doentia confusão entre espaço público e corpo público só gera benefícios aos homens que praticam assédio. Como resolver o problema? Discutindo o assunto com outras pessoas, criando campanhas e intervenções que chamem atenção para isso. A "Chega de Fiu Fiu" é uma tentativa, bem como os outros exemplos que citei acima.

Há cerca de um ano criei a versão em português do cartaz "Street Harassment Is Not A Compliment" (ao lado), e o lancei pelo zine Histérica. A ideia era fazer esse cartaz circular, para combater e questionar o assédio sexual. Disponibilizei o arquivo em alta resolução para impressão e junto passei uma receitinha de cola. Quem colou e enviou a foto para nós, publicamos no tumblr Assédio Não, do projeto. Ainda não tinha falado sobre isso aqui, e com a campanha do Think Olga achei oportuno. E repito: quem colar em algum lugar e quiser mandar a foto, nós postamos depois no tumblr. 




Quer baixar a imagem em alta resolução? Clica aqui. Agora, é só combinar um dia com amigues para fazer o role. E para facilitar, segue a receita de cola:

Ingredientes
1 litro de água;
4 colheres de farinha de trigo;
1 colher de vinagre;
Como fazer
Coloque em uma panela a água e o trigo, mexa sempre, quando ferver, baixe o fogo e continue mexendo mais alguns minutos, até apresentar um mingau meio transparente. Desligue acrescente o vinagre e deixe esfriar. Depois é só guardar na geladeira em um pote com tampa. 

Nenhum comentário: