quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dois eventos feministas em janeiro

Falë será realizado no Rio de Janeiro e Vale Histeria em São José dos Campos




Punks feministas, bruxas, zineiras, peludas e lindas em geral já podem anotar na agenda - ou no aplicativo apropriado - que janeiro mal começou e dois eventos feministas serão realizados, um no Rio de Janeiro e o outro em São José dos Campos, interior de São Paulo.

O Falë - Festival de Artes Livres Raiotäge - organizado pelo coletivo carioca Raiotäge, será realizado no dia 18 de janeiro no Centro do Rio de Janeiro. Um dos principais objetivos do evento é discutir a invisibilidade das mulheres e pessoas Trans*, além de criar um espaço para mulheres e trans* (conforme é colocado na descrição do evento) possam desenvolver suas potencialidades. 

O evento começa de tarde, com oficina de zine, na sequencia rola exposição de Michelle Oliveira e Lizz Marino. De noite rola o show com LuvBugs (RJ), Benária (RJ), Belicosa e Ive Seixas (Resende/RJ).


Ive Seixas é a vocalista da Ricto, e nesse show ela levará seu projeto experimental solo, o Andorinha Só, no qual ela continua tocando músicas autorais, diferentes da Ricto, pois estas são influenciadas por MPB e são todas acústicas. 

O LuvBugs é uma dupla que faz um som lo-fizado e o Benária é um power trio especialista em punk rock. Se não estou enganada, este é o primeiro show do ano da banda. Rango vegan, bebidas e banquinha com materiais independentes vão rolar durante o evento.




Já no dia 25 de janeiro, em São José dos Campos, rola o primeiro Vale Histeria. Trata-se de um encontro faça você mesmax feminista apenas para lésbicas e mulheres - sejam elas cis ou trans - veja o teaser do evento aqui. No Vale Histeria também rola rango vegan e banquinha de zines, a organização do evento inclusive encoraja a todxs que levem seus materiais. 

É importante e necessário que homens cisgênero respeitam a política do evento - que não tem como foco eles - e não participem das atividades. Segundo a página do evento apenas o show é aberto para homens cis.

Uma coisa importante do evento é elas abrirem espaço para mulheres que são mães ao convida-las e informa-las que há espaço para as crianças, inclusive para elas pintarem, brincarem e ainda rola projeção de vídeos.

Durante o evento rolam duas exposições: Varal de Poesia Preta, de Formiga, "Não Calarás" por Tomate e fotografias de Natasha Mota. E ao longo das apresentações rola live painting com Leen Vandal, que vai grafitar durante os shows. 

Os shows começam a partir das 20h, e tocam, Daman (São José dos Campos), RTF  – “Reconoce Tu Fortaleza” (Argentina), Meire D'origem e Convidadas (São José dos Campos) e AtaFalha (São José dos Campos), banda nova que ainda não tem som disponibilizado na interweb, mas trata-se de um projeto feminista de rock instrumental com um tanto de poesia.


Programação:

13h – Bate-papo inicial com Coletiva Feminista Radical Manas Chicas 

15h – Oficina de saúda da mulher e lésbica + Oficina de Calendário Lunar


“A saúde é subversiva porque não dá lucro à ninguém" (Sonia Hirsch)
Conhecer nossos corpos e processos nos aproxima e ajuda a entender e ter mais autonomia sob nós mesmas. Nesta oficina-conversa vamos falar sobre alguns dos processos que acontecem em corpos biosociologicamente definidos como femininos: ciclos, menstruação, biopolitica, e demais cositas. Venha trocar experiências, aprendizados e conhecimentos!

Na oficina prática vamos confeccionar juntas abiosorventes de tecido, aprender algumas técnicas de alternativas menos invasivas e mais holísticas e sistêmicas para autocuidado.
Se possível, traga tesoura, linha/agulha, retalhos, papel, caneta

17h - Oficina de noções básicas de elétrica

Serão passadas noções básicas do sistema elétrico doméstico. Aprenderemos, na prática, a montar extensões, trocar resistência de chuveiro e fazer pequenos reparos gerais.
Quem puder trazer: fios de extensão, plugs de tomada, bocais para lâmpada, chave de fenda pequena. 

Nenhum comentário: