sábado, 4 de janeiro de 2014

tá na hora da lista: Melhores de 2013



Por Carla, Mama e Nandolfo

Essa é a primeira vez que o Cabeça Tédio publica uma lista de melhores do ano. Nós articulamos uma lista a partir do gosto pessoal de cada um que escreve aqui, não criamos apenas uma única lista, e sim três.

Por isso, vocês vão ler os mesmo tópicos - melhor banda, melhor álbum, melhor post do blog - na lista do Mama, do Nandolfo e na minha. Pode ser que a lista de um tenha categorias que a da outra não tenha, e isso vai tornar as listas diferentes.

Não padronizamos os tópicos, achamos que deixamos em aberto, ao gosto do escrevente, tornaria o trabalho mais fácil, mais prazeroso e mais rápido. Vamos lá?
Ah, e depois nos contem o que acharam da nossa lista e como ficou a lista de vocês!




Lista da Carla:

Melhor banda de 2013:
RVIVR (Olimpia, Washington, EUA)
Esse ano, os revaivours lançaram The Beauty Between, álbum que traz a vitalidade que nós conhecemos. O trio de músicas "The Hunger Suite" são as que chamam atenção pelo formato diferente, mais experimental, barulhento e ainda assim com a identidade da banda. Foi esse o álbum que tornou a ida para o trabalho - e consequentemente a minha disposição - menos ruim, que deu aquela fagulha de vontade que me tirou (minimamente) da apatia. O fato de ter acompanhado alguns shows da banda, em 2012, ajuda a animar ainda mais. E de maneira geral, posso dizer que todos os eps do RVIVR tem essa característica - pelo menos pra mim - de te ajudar a enfrentar esse mundo feio.
Ouça RVIVR


Melhor disco de 2013: 
These Are Days (High Dive, Bloomington, Indiana, EUA)
Um belo dia eu entrei no bandcamp do High Dive e tive uma surpresa maravilhosa. Poucos dias antes, eles tinham acabado de librar These Are Days, um ep de seis músicas, que mesclam piano, sax, bases pop punk, uma baterinha sequinha e a linda e familiar voz de Toby Foster. Depois de dar um escândalo de alegria - que foi necessário - , dei o play, e me apaixonei de novo pela banda, que já começa destruindo nossos corações malacabados com a canção que dá o nome ao álbum. 
"here comes the bridge it was me all along / i'm a bad person it was all my fault / i was the one who did everything wrong / but i've been pushed over one too many times / i've learned enough now to see through those lies / i never meant to hurt anyone"   (Act Out - High Dive)
Passei bons meses ouvindo esse ep diariamente, percebendo as particularidades das músicas e me dei conta, mais uma vez, que o Pop Punk foi aquele estímulo que eu precisava para não me sentir ainda mais out of step no punk. Sim, essa é uma das minhas bandas preferidas, formada por gente que toca em outras bandas que são importantes para mim. Mas independente disso, These Are Days é um belo registro. 

Melhor post do Cabeça Tédio em 2013 :
Sweet Sixteen do Dig Me Out. Esse post foi escrito por mim e pelo Mama, e embora pareça um pouco canalha da minha parte colocar um post que eu escrevi, explico-me: escreve-lo foi uma grande vomitada de histórias e teorias sobre Sleater Kinney, tanto minhas, quanto do Marcelo. Ver as imagens, as informações que colocamos e ainda mais, a mixtape Sleater Kinney Road, me deixou (e deixa) tão feliz e satisfeita, e isso me impede de escolher outro post. Foi um dos mais queridos, demorados e que mais me orgulho de ter feito.
Leia o post Sweet Sixteen do Dig Me Out.

Melhor zine de 2013:
Pauta Lixo #2, editado pelo Nandolfo
Além de falar sobre várias bandas diferentes de Pop Punk, o zine trás traduções de textos que discutem o faça você mesma e em parte, a vida adulta, além de um texto que fala sobre gênero, queer e como criar crianças nesse mundo tão doente. Com certeza é das discussões que mais me interessa, por isso, pra mim foi o melhor zine que li este ano.
Leia a resenha do Pauta Lixo #2


Melhor cantora:
Katie Crutchfield, vocalista do Waxahatchee, que lançou em 2013 seu segundo álbum, Cerulean Salt. Estamos falando de uma das vozes mais suaves, afinadas, mais para agudas e que grudam na sua cabeça. Você já a viu tocando com sua irmã gêmea, Allison, no PS Eliot. Allison atualmente canta e toca guitarra no Swearin', banda que abriu alguns shows para o The Julie Ruin, e que está na lista de melhores álbuns de 2013 de Kathleen Hanna
Ouça Lips and Limbs e saiba mais sobre as irmãs Crutchfield nesta edição do programa Rock'Roll Radio

Vocalista feminista favorita:
Kathleen Hanna

Melhor banda nova: 
Parasol 

Melhor blog feminista: 

Música favorita do ano: 

Tibetan Pop Stars - Hop Along

Música que mais escutei em 2013:
Rainspell - RVIVR

Melhor música romântica pra dançar na buatchy:
All The Way Thru - MEN

Banda gringa para ver em 2014:

The Julie Ruin

Banda nacional pra ver em 2014:

Melhor vídeo clipe:
Allison Weiss - Wait For Me
Difícil ficar indiferente ao vídeo, que mescla a letra da música com a história da vida da moça que está ouvindo a canção. Gente pisciana talvez queira dar uma respirada funda ao assisti-lo. 



Lista do Mama

Surpresa em forma de ep:
These Are Days - High Dive

Expectativa comprida, cumprida e excedida:
Ema Stoned (São Paulo/SP) - Gema (EP)

Disco Emo:
Audible, do Footbal, Etc (Houston, Texas, EUA)
Apesar de muita coisa boa vou ficar com Audible do Footbal, etc. porque essa banda é linda. Mas certamente tiveram muitos e muitos releases emos muito bons!

Melhor post do Cabeça Tédio em 2013 :
Costumo sempre preferir o último que eu leio haha, sempre o mais recente é o meu favorito. O último que eu li aqui foi o post falando do filme The Punk Singer, escrito nessa forma de conversa pela Carla e Puni. Poxa, porque diabos não baixei ainda esse filme?
Leia Resenha do documentário que fala sobre Kathleen Hanna: The Punk Singer 

Zine que veio pelos correios, que me amarrei muito: 
Pauta Lixo #2 editado pelo Nandolfo
O assunto me interessa e ver alguém escrevendo impressões sobre o pop punk é muito bom! além da entrevista muito boa com a Parasol! Enfim, queria uma dessas todo mês hehe.
Leia a resenha do Pauta Lixo #2

Zine tesouro:
A ética do tesão na pós modernidade #1 editado pela Gabilovelove6.
Achei esse zine sem querer na casa de uma amiga e achei simplesmente sinistro de bom. Me lembro ter arrepiado quando terminei de ler. A entrevista que a Carla fez com ela no blog, também vale muito a pena ser conferida!
Leia o zine e leia a entrevista com Gabilovelove6
Surpresa em forma de clipe: 
Videos rivaiverianos feitos pelo Kevin (Clipes do RVIVR)

Começo de show mais maneiro:
Parte Cinza (Rio de Janeiro/RJ) tocando a música "Ela também"



Lista do Nandolfo:

Melhor banda de 2013:
Parasol (Boston, MA) - Essa banda me fez gostar de pop punk de um jeito muito bom. Me fez ver um punk além das letras e discursos de bandas, no "ser quem sou fazendo a minha música" uma política mais forte que qualquer panfleto ou conversa atravessada. E não só por isso. Começou 2013 com as boas vozes de um 7" lançado no finalzinho do ano anterior, chamado Scoot Over, com um apaixonante split com a banda Prank War, lançado em Fevereiro e pra fechar nos dez minutos finais do ano, um full cassete coisa-finíssima que saiu agorinha, com as músicas mais viciantes do mundo, com os riffs mais fortes e convidativos, com lançamento em vinil previsto pra janeiro. Além da música boa, a pessoal da banda esteve envolvida em organização de festivais e coletivos durante todo ano, fazendo da Parasol a melhor banda de 2013, ever!
Ouça Parasol

Melhor disco de 2013: 
Betterment (Caves - Bristol, UK) - Caves teria meu voto de melhor banda fácil, fácil.. mas como só posso escolher uma, vou bater palmas pro disco da Caves lançado esse ano, o Betterment. A voz da Lou Hanman continua forte, presente e linda, mas eu senti esse disco bem mais denso, como se o disco rodasse na vitrola de um jeito lento, difícil.. e é isso que faz esse 12" ser tão bom, desvia um pouco do ritmo do disco anterior, "Homeward Bound" (que pra mim é o melhor de todos), retira uns vícios dele que tanto gosto, é a trio pop punk de Bristol lapidada, polida e emoldurada. Pode parecer contraditório o que estou escrevendo, mas é a real. Betterment é o melhor disco de 2013 porque traz a Caves no melhor nível, e aí acho que não tem pra ninguém, hein.
Ouça Betterment

Melhor post do Cabeça Tédio em 2013 :
Bandas do coração: Lemuria - Ahh, esse post.. Não tem como não gostar dele, Mama te leva pra outro mundo falando dessa banda. Ele escreve de forma apaixonante e isso torna a banda também apaixonante. O post é cheio de informações, ele comenta sobre as músicas e discos preferidos e como não ser os nossos preferidos também, né. E sem falar que Lemuria encanta, é uma daquelas bandas que se você não pirou na primeira ouvida, vale muito a pena ouvir de novo, mais tarde, com calma.  O que mais gosto são as referências, como "desenhos animados" e "sofá da casa da vovó". Mama, é covardia!! Mas ele sabe muito bem do que está falando.

Música favorita do ano: 
I'm Not Sorry - Caves (Bristol, UK)  

Melhor banda nova: 
All Dogs (Columbus, OH)

Melhor blog feminista: 

Melhor cantora:

Carlee Hendrix, da banda You Me & Us.
Veja um vídeo deles


Música que mais escutei em 2013:
"Had Enough" - RVIVR (Olympia, WA)

Banda gringa para ver em 2014:

Hysterics (Olympia, WA) 

Banda nacional pra ver em 2014:
The Renegades of Punk (Aracaju, SE) 

Nenhum comentário: