segunda-feira, 3 de março de 2014

Marcha das Vadias será realizada em Volta Redonda no dia 8 de março

Tema da manifestação é o fim da violência contra a mulher





No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será realizada em Volta Redonda a primeira Marcha das Vadias do município e do Sul Fluminense. Com o tema “Fim da violência contra a mulher”, a marcha visa discutir este tema com sociedade. A concentração será às 14h na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.

A Marcha das Vadias é um movimento internacional que surgiu em 2011 no Canadá, após uma série de estupros serem registrados na Universidade de Toronto. Na ocasião, um policial palestrava sobre a segurança no campus, e afirmou que “as mulheres devem evitar se vestir como vadias (sluts, no inglês original) para não serem vítimas de violência sexual”.

Desde então, a Marcha das Vadias (Slut Walk, em inglês) se posiciona contra a ideia de que as mulheres são responsáveis pela violência que sofrem. Uma das principais bandeiras da marcha é que nenhuma agressão sexual pode ser justificada em função da roupa, comportamento ou estilo de vida da pessoa que sofre a agressão. A manifestação acontece nos Estados Unidos, Argentina, Índia, Austrália, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e em outros estados do país.

Segundo o Dossiê Mulher de 2013 - documento publicado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) que apresenta informações sobre a violência contra a mulher no estado do Rio de Janeiro - o número de mulheres vítimas de estupro e de lesão corporal dolosa sobressaiu em Volta Redonda.

Ainda, o Dossiê Mulher aponta que a delegacia de Volta Redonda, 93ª DP, registrou as seguintes ocorrências contra a mulher em 2012: 768 casos de lesão corporal dolosa, 1.019 casos de ameaça, 69 casos de estupro, seis casos de tentativa de estupro, quatro homicídios dolosos e sete tentativas de homicídio.

Porque o termo "vadia" assusta mais do que os números de violência contra a mulher?

A organização da marcha considera que a ideia do nome é questionar quais são os argumentos que serão usados para tentar humilhar e desacreditar as mulheres se elas assumirem esta identidade de "vadia".

- O nome da marcha é uma ironia. Na nossa sociedade nós somos chamadas de “vadias” todas as vezes que decidimos algo por nós mesmas. Por exemplo, se uma mulher decide ter relação com mais de uma pessoa ela é chamada de vadia. Mas, se ela nega ter relações com alguém que insiste muito, também é chamada de vadia. Se alguém mexe com uma mulher na rua e ela responde, ela é chamada de vadia. Por isso, de um jeito ou de outro, somos todas vadias em algum momento – argumenta.

A Marcha das Vadias de Volta Redonda é organizada horizontalmente e espontaneamente por diferentes mulheres, e não possui uma porta voz ou líder. A manifestação já foi previamente discutida com as autoridades competentes do município.

Os 69 casos de estupro registrados e a realidade demonstrada pelos números do Dossiê Mulher é uma das motivações para a realização da marcha, e as participantes convidam a todas e todos que querem construir uma realidade sem violência para participarem.


Quer conhecer mais sobre a MDV-VR?
Leia o zine da Marcha, que será distribuído no dia 8 de março.


Serviço Marcha das Vadias de Volta Redonda
Data: 8/03/14
Hora: 14h
Concentração: Praça Brasil (ao lado do Mercado Popular), Vila Santa Cecília.

Nenhum comentário: