segunda-feira, 15 de junho de 2015

Didática Zine: projeto aponta metodologias para debater gênero e sexualidade com estudantes



Uma cartilha feita como se fosse um fanzine, com diferentes metodologias e dicas de conteúdos para que professorxs conversem sobre gênero, sexualidade, raça e etnia com seus estudantes. É isso o que a Didática Zine oferece. O projeto, lançado este ano, foi desenvolvido pela zineira e mestra em comunicação, Camila Melo Puni e pela mestranda em antropologia Halina Gricha.

A proposta do material é oferecer caminhos e ideias para que os professores dialoguem sobre temas urgentes e necessários com os alunos. Em um tempo em que a homofobia e racismo continuam matando e violentando as pessoas, este documento se torna ainda mais relevante. Quadrinhos, fanzines e dicas de filmes: está tudo muito bem desenvolvido no projeto, que pode ser de grande ajuda para professorxs, interessadxs em educação e graduandos do curso de Pedagogia. Eu tive o prazer de participar, colaborando com duas colagens, uma delas é esta última do post. 



Se você é do rolê de zines/colagens punk feminista, provavelmente já conhece o trabalho da Camila Puni. Há 10 anos ela faz zines, colagens, oficinas e participa de feiras e eventos com esta temática. Seu fanzine principal é o Grrrito Mouco, cheio de colagens e poesias.  

Halina também é fanzineira e o seu Ciborgue de Pele entrou na lista de zines de 2014 que recomendei. Já Puni, colaborou recentemente no Cabeça Tédio, com a resenha do show de Sleater Kinney em Dublin



Por Carla Duarte

Nenhum comentário: