sábado, 9 de abril de 2016

Links da Semana #2



E olha só, não é que o Links da Semana vingou? Recebi dois feedbacks que foram mais do que o suficientes para me motivarem a continuar com este post (aliás, obrigado por eles!). Eu adoro esse tipo de post e penso que devem ter outras nerds por aí que também gostam e talvez vão curtir ler este. E esta meta de manter um post por semana é bem ousada pra mim e estou satisfeita por ter conseguido fazer! Mas chega né? Vamos ao que interessa!

Patti Smith

"Você continua fazendo o seu trabalho porque você precisa, porque é o seu chamado. Mas é bonito ser abraçada pelo público"

A bruxa Patti Smith concedeu ao Louisianna Channel uma entrevista. Com o título 'Advice to the Young', ela dá um sopro de inspiração e motivação com vários conselhos para os jovens. Recomendo que você pegue aquela bebida que você adora, se sente confortavelmente e aprenda com ela durante os seis minutos  de vídeo. E o melhor: nos vídeos relacionados ela fala sobre outros temas! No entanto, os vídeos (por enquanto) têm apenas áudio em inglês. Para quem não compreende inglês, traduzi algumas falas que achei significativas. Assista aqui.

"O conselho que o William [Burroughs] me deu foi para criar um bom nome. Mantenha o seu nome limpo. Não se comprometa. Não se preocupe em ganhar muito dinheiro ou com ser bem-sucedida. Se preocupe em fazer um bom trabalho e proteja o seu trabalho"

"O que importa é saber o que você deseja e se ocupar disto. E entenda que vai ser duro porque a vida é realmente difícil. Você vai perder pessoas que você ama, você vai sofrer com uma decepção amorosa, você vai ficar doente, as vezes você vai ter uma dor de dente realmente ruim, as vezes você vai sentir fome. Mas por outro lado você terá as experiências mais bonitas."


Menstruação 
Este post do site Like Mag fala sobre as diferentes cores da menstruação e seus significados. A menstruação meio rosada, por exemplo, normalmente é de um dia mais fraco. Mas se a cor rosa marca o período todo pode indicar flutuações hormonais. O fato é que eu nunca tinha lido sobre isto e a partir de agora vou começar a buscar mais referências sobre o assunto. Se você está na mesma situação que eu, é interessante fazer o mesmo. Afinal, nós temos que conhecer o nosso corpo. 

Fashion Rebels 
Lorena Lacerda escreveu para o Imprensa Feminista sobre a 'Geração Tombamento' (homens e mulheres negras que são sinônimo de empoderamento e representatividade) da África do Sul, os 'Fashion Rebels', um grupo de moda (street style) idealizado em 2012 por Maitele Wawe, Thifhelimbilu Mudau e Sizophila Dlezi. Em um mundo onde a beleza e estética negra é pouco celebrada, se amar e se posicionar estético-politicamente é resistência. O artigo foi replicado no Geledés, e como o link do Imprensa Feminista estava quebrado, linkei do Geledés. Leia aqui.


Débora Silvia Maria, fundadora do Mães de Maio
Edson Rogério da Silva, filho de Débora, trabalhava como gari e aos 29 anos (em 2006) foi assinado pela polícia com nove tiros. Ele é uma das centenas de vítimas do 'Crimes de Maio'. Após perder o filho, Débora criou um dos movimentos sociais mais importantes do Brasil, o Mães de Maio, que luta contra o genocídio da juventude negra e periférica. O CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) publicou uma matéria sobre ela, que conta com o vídeo "Especial - Eu, mulher na Unifesp - Do Luto à Luta". Leitura essencial para tods.



Filmes dirigidos por mulheres
O Mulher no Cinema listou 5 filmes dirigidos por mulheres para assistir este mês no Netflix. Você não é assinante? Não tem problema, pois você pode buscar os títulos via torrent! Ou melhor, você pode combinar com as migas uma sessão e ainda debater o filme depois!

As séries e o teste Bechdel
Ainda falando sobre audiovisual, "vocês não sabem o quanto eu caminheeeei". Busco por um site que escreva sobre séries de forma opinativa com aquele toquinho de feminismo há muito tempo. E acho que finalmente encontrei um para colocar na barra dos favoritos. Foi lendo os questionamentos de Letícia Arcoverde sobre a suficiência do teste Bechdel que o encontrei. Pra mim, além de passar no teste Bechdel a série precisa ter personagens sólidas, vibrantes e bem humanas para fazerem a diferença. Eu sou a muito louca das séries também e qualquer hora devo soltar alguns posts a respeito por aqui. Leia.

Abbi & Ilana
Você foi broadcityzada? Você viveu a série? Você não se esquece da Ilana conhecendo a garota mais linda do mundo? Então vem amar comigo este tumblr que tem zilhões de gifs e fotos das criadoras da minha série de comédia preferida, Broad City. Se você não conhece, dá um confere em trailers no Youtube. É pra quem curte nonsense. Se você curtir, é só baixar o torrent e as legendas estão no Legendas.TV (valeu, LikaPoetisa!). Tumblr.

BeeSweet Lemonade
A pequena empreendedora de 11 anos, Mikaila Ulmer criou a BeeSweet Lemonade, uma marca de limonada feita com mel, seguindo a receita de sua avó. Sei que mel não é vegano, mas gostaria de pensar em outro ponto desta históia. Além da Mikaila ser uma inspiração para outras crianças negras, ela mostrou que é possível fazer algo bom com algo desagradável. Ela ficou fascinada com abelhas aos 4 anos, após ser picada por uma. Se existem pessoas que criam traumas com coisas pequenas, a Mikaila se instigou com seu episódio desagradável e criou a partir dele. Quero ser como ela! Saiba mais.
Ah, e a história dela me lembrou também do incrível filme 'A Vida Secreta das Abelhas', que fala sobre a força das mulheres negras e abuso, de forma forte e delicada. Se você ainda não assistiu, coloque na sua lista!

Riot Grrrl Day
Hoje é comemorado o Dia Riot Grrrl em Boston, em homenagem a Kathleen Hanna! A data é comemorada desde o ano passado. Mesmo sendo link antigo, vale a pena conferir!

Laura Athaíde 
Este é o recado da Boobie Trap nesta semana. Como um soco bem no meio da cara, né?




1991: The Year Punk Broke
Muitas vezes eu peco pelo excesso de referências a textos e tudo em inglês. Ainda não domino espanhol, por isso não dou tantas referências nesta língua. Mas uma amiga compartilhou este link e vai ser massa pra você que manja espanhol. Trata-se do documentário '1991: The Year Punk Broke' com legendas em espanhol. O longa mostra uma tour européia de Sonic Youth e Nirvana. Babes in Toyland, Ramones e Dinosaur Jr também são retratados, além de outras bandas. Confira

MIAU: Movimiento insurrecto por la autonomía de una misma 
Este documentário chileno é um "convite à um mergulho em si mesma, uma provocação para a tomada de nossas corpas de volta". Palavras da Ellen, da Bruxaria Distro, que compartilhou este documentário. A Bruxaria Distro e a Biblioteca Terra Livre providenciaram a legenda em português do longa, que começa com uma cena de parto natural. O documentário está no Vimeo e também conta com legendas em francês e espanhol. Para ativar a legenda, basta clicar em "CC" (fica no canto direito, próximo a HD") e pronto! Assista!

The Dresden Dolls
Após quase 10 anos em hiato, Amanda Palmer e Brian Viglione anunciaram shows de reunião! Saiba mais.

Para aprender a bordar
A Helen M. fez um guia para iniciantes que querem aprender a bordar. Para você que é talentosa com as mãos, entre em contato com ela e babe no trampo kawai feat fofo dela.

10 Booktubers para assistir
O Minas Nerds fez uma lista incrível esta semana. Selecionou 10 mulheres que falam sobre livros (as booktubers, youtubers que falam sobre livros). Da lista, eu só conhecia a Tati Feltrin, do Tiny Little Things. E foi assistindo o canal dela, no fim do ano passado, que eu me inspirei para 'desempacar' algumas leituras (quem acompanha o Instagram do blog viu) antigas e começar o ano lendo. E já que o assunto são os livros, indico também o perfil @sistersreading. Acompanho as irmãs Esmeraldo no IG e gosto muito da estética delas e de alguns livros que elas resenham. Leia!


Corte de cabelo
A russa Katichka compartilhou no Instagram seu novo corte de cabelo e é apenas mara-vilhoso. Segundo o Bored Panda, este tipo de corte é chamado de "Hair Tattoo" (Tatuagem no Cabelo), onde o undercut (quando você raspa a parte de trás da cabeça) é cortado para formar um desenho. Apenas quero isso também! Saiba mais.



15 ilustradoras britânicas para conhecer
Sabe aqueles desenhos fofos que parecem ter saído de um livro infantil? Então, este post está cheio deles, com referências de várias ilustradoras britânicas que vão te levar pro mundo delas. O texto é escrito em espanhol, mas até eu que não manjo, entendi. Confira!

Tegan & Sara
As gêmeas mais famosas divulgaram 'Boyfriend', do novo disco Love You to Death que será lançado em julho. Antes de ouvir a música, rola uma entrevista, e a Sara explica que é uma música pop que fala sobre ela querer oficializar o relacionamento dela com uma mina que nunca tinha namorado garotas. É aquele popzão na pegada de Heartrob (2013) pra dar aquelas reboladinhas marotas. Ela dá o recado "Você me trata como se eu fosse seu namorado, mas eu não quero ser um segredo". Ouça! 


Beyoncé
Deus,digo, Beyoncé, foi entrevistada pela revista ELLE. E o 'The Culture', do portal For Hariet, fez justamente o que eu precisava. Selecionou os momentos da entrevista em que Queen B fala sobre racismo, as 'polêmicas' (criadas) sobre seu clipe Formation e sobre feminismo. Leia aqui!

O jogo da ascensão profissional para Mulheres
A página Empodere Duas Mulheres traduziu um vídeo do Comedy Central sobre um ""jogo"" sobre o sucesso das mulheres no mercado de trabalho. Ele usa exemplos reais (como assédio e sexismo) para criticar a forma que o mercado trata as mulheres. É um vídeo curto de humor, pode ser uma boa opção pra mostrar para aqueles homens que não desconfiam de seus próprios privilégios. Assista.

PJ Harvey
Ela divulgou mais uma música de seu novo disco, The Hope Six Demolition. Ouça 'The Orange Monkey'.

The Julie Ruin
O segundo álbum da banda de Kathleen e Kathi já tem data de lançamento: 8 de julho. Ao menos, foi isso que entendi vendo este vídeo.

O ato de nomear espaços e o racismo
Nomear ruas, história e memória são, antes de tudo, instâncias de poder que se constroem por quem quer escrever os acontecimentos. No texto "Nomes de ruas: uma faceta do racismo", Stephanie Ribeiro explica como a política higienista do século XIX e a prática de nomear ruas é racista. 



E fechamos o Links da Semana com este recado importante. Até a próxima semana! =) 


______________________

Achou o post muito longo? Cansativo? É melhor colocar menos links? Ando muito perguntadeira nesses tempos né? Haha

Nenhum comentário: