terça-feira, 3 de março de 2015

Mixtape #13: Grrrl Power I

Lauryn Diva Hill


Finalmente março chegou, e com ele - me arrisco dizer -, que o dia mais importante da agenda feminista: o Dia Internacional da Mulher. Esse ano nós vamos tratar o tema a partir do empoderamento: músicas,  textos e entrevistas vão falar sobre esse difícil, porém necessário, ato. Por isso, durante esse mês que também rola meu aniversauro nós vamos falar mais sobre empoderamento.

E para começarmos muitíssimo bem, vai rolar a primeira Mixtape #13: Grrrl Power I, que tem como principal característica celebrar a música empoderada e a força das mulheres negras. Pode espiar, só tem diva na mixtape. No tópico estilo de som, rola o peso e a batida do rap e do hip hop, mas não somente. É a primeira vez que me arrisco a fazer uma playlist com principalmente hip hop e rap, e foi bem legal porque durante o processo conheci mais sons fodas. E claro, mais do que o estilo de som, o que me pautou foram as letras das músicas. As professoras do Tarja Preta dão uma aula de história em "Falsa Abolição" num clipe pesadíssimo:



Yzalú se emociona e a nós também em "Mulheres Negras", que com a leveza do violão não deixa de ser combativa e mostrar os efeitos do racismo e da colonização.
A minha letra preferida é de "Antiga Poesia", da brasiliense Ellen Oléria. Quando eu penso na música que remete à revolução feminista, às combativas, às mulheres negras, as que se empoderam em outras mulheres e celebram o amor e a amizade entre mulheres não penso em Riot Grrrl. Penso nessa música, que meche comigo como poucas outras. O peso da minha língua, a força da voz dela, as mulheres que mostraram um novo caminho e resistiram: estão nessa música. Salve, Ellen Oléria! Com esse som permanecemos vivas.


Tracklist: Grrrl Power I

01. Jill Scott - Womanifesto
02. Tarja Preta - Falsa Abolição
03. Lauryn Hill - Doo wop (that thing)
04. Queen Latifa ft. Monie Love - Ladie's First
05. India Aire - Video
06. Tina Turner “What’s Love Got to Do With It
07. Izalú - Mulheres Negras
08. Nina Simone - I Got Life
09. Ellen Oléria - Antiga Poesia




Mixtape#13: Grrrl Power I - Download 

Nenhum comentário: