quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Para baixar e dançar: The Jezebels

Fazia um tempo que eu não ouvia as Jezebels (porque eu não tinha upado a demo ainda) banda de Aracaju (SE) que faz um punk rock dançante e energético - e antes da explosão de sonoridades como Red Dons, Observers. A primeira formação da banda era: Daniela Rodrigues (vocal e guitarra, também da Triste fim de Rosilene, xReverx e The Renegades of Punk), Paloma Marques (bateria) e Paula Varjão (baixo e voz), e foi essa formação que gravou o único registro da banda: uma demo com seis músicas que grudam em você, que foi lançada pela Barulho de Retardado Discos.

Demos físicas are not dead - Foto: Cabeça Tédio
Os vocais combinam demais, e casam perfeitamente com os riffs e aquele clima que às vezes lembra Sahara Hotnights, mas um pouco menos swingado. É punk rock para dançar. A demo começa com "Rage Control" onde já da para perceber o feliz casamento de voz+riffs. Na sequencia vem "Je Suis C Ceur", boa também, mas não faço idéia sobre o que fala, não sou trabalhada no francês. "I Won't Pay" chega e muito provavelmente você já está cantando também, talvez até sem perceber. Ela mal termina e "So Cool" começa, você já está querendo levantar para dançar, muito provavelmente.

Todas as músicas são ótimas, mas para mim "Amigas" é o petardo. Desde a primeira vez que ouvi, foi ela. A única em português e que da o recado certeiro: "nossas faces não são mais amigas, nossas frases não são mais amenas, mas isso não diz respeito a você". Consegui ver um show da banda, em 2011, na primeira edição do festival Vulva La Vida. Naquela época Paula Varjão já não estava mais na banda, e os vocais eram divididos entre Daniela e Paloma, e o baixo quem tocava era Fábio. O show foi muito bom (tem resenha).

De cima para baixo: Daniela, Paloma e Paula 
Mas, voltando ao epzinho né? A última música, e que fecha de um jeito muito bom e animado é "Hang Tha Boss" (se você viu o teaser do documentário do Vulva La Vida a ouviu lá). A banda não existe mais, mas há esse registro e você deveria baixar. Para quem quiser saber mais o Na Lâmina da Faca as entrevistou uma vez. Upei (eu disse que ia!) a demo e o encarte também. Com um pouco de boa vontade ou pouca miopia da até para ler as letras das músicas.

Tracklist The Jezebels
1 - Rage Control
2 - Je Suis Cceur
3 - I Won't Pay
4 - So Cool
5 - Amigas
6 - Hang Tha Boss

Download - The Jezebels - Demo (2009)

Nenhum comentário: